MEC - Educação Infantil

 Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: VOL 1; VOL 2; VOL 3; Educação Especial.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica

Base Nacional Comum Curricular (Homologada)


PRÓ-INFANTIL
 
    O Pró-infantil era um curso em nível médio oferecido pelo MEC, a distância, na modalidade Normal, com a duração de dois anos. Destinava-se aos profissionais que atuavam na Educação Infantil sem a formação específica para o magistério.

O currículo do ProInfantil era estruturado em seis áreas temáticas:

a) Base Nacional do Ensino Médio:

• linguagens e códigos (Língua Portuguesa);
• identidade, sociedade e cultura (Sociologia, Filosofia, História e Geografia);
• matemática e lógica (Matemática);
• vida e natureza (Biologia, Física e Química);

b) Formação pedagógica:

• fundamentos da educação (Sociologia, Filosofia da Educação, Antropologia e Psicologia);
• organização do trabalho pedagógico e metodologia.

c) A essas áreas, acrescentam-se:

• língua estrangeira (eleita pelo estado para compor o currículo pleno);
• eixos integradores (espaço de interdisciplinaridade em que os conteúdos das disciplinas das diferentes áreas são articulados em torno das experiências dos professores cursistas, funcionando como elemento agregador de todas as áreas);
• eixos temáticos (grandes temas que permeiam as áreas temáticas referentes à formação pedagógica)
• projeto de estudo (atividade de pesquisa e/ou ação pedagógica sobre algum aspecto – social, histórico, cultural, ecológico, etc. – de sua realidade local).
 
MATERIAIS:
 
- Guia geral do PROINFANTIL;

- 34 Livros de Estudo das áreas temáticas do Ensino Médio que contêm os textos para os estudos individuais, correspondendo à parte auto-instrucional do curso.
Eles compõem os VOLUMES I dos livros do curso.
 
ESPANHOL
BASE COMUM:
 
MÓDULO I
  • UNIDADE I
    • Linguagem e língua
    • Matemática e lógica – sistema de numeração decimal e cálculo mental
    • Conhecimentos e realidade
    • Precisamos de alimentos
  • UNIDADE II
    • Comunicação verbal e não – verbal
    • Operações com números naturais
    • Cultura e sociedade
    • Produção de alimentos
  • UNIDADE III
    • Funções da linguagem
    • Localização, espaço e forma
    • Linguagem, razão e imaginação
    • Conservação de alimentos
  • UNIDADE IV
    • A expressão artística
    • Números com vírgulas
    • Trabalho e sociedade
    • Preparação de alimentos
  • UNIDADE V
    • Língua, sociedade e cultura
    • Introduzindo somas, multiplicações e subtrações no decimais
    • Organização social
    • Distribuição e transporte de alimentos
  • UNIDADE VI
    • Variação linguística: dialetos e registros
    • Introduzindo divisão nos decimais
    • Ética e vida social
    • Fermentação
  • UNIDADE VII
    • A oralidade
    • Frações: situações aditivas e multiplicativas
    • Cidadania e democracia
    • Digestão
  • UNIDADE VIII
    • A escrita
    • Espaço, formas e medidas
    • Filosofia e educação
    • Lixo
MÓDULO II
  • UNIDADE I
    • Ouvir, falar, ler e escrever
    • Frações – operações e problemas
    • A História , a Geografia e a compreensão da realidade
  • UNIDADE II
    • Interfaces da leitura e da escrita
    • Números negativos – introduzindo opostos dos números naturais e das frações
    • Construindo o espaço geográfico
  • UNIDADE III
    • Escrita, alfabetização e letramento
    • Explorando figuras espaciais e suas representações planas
    • Culturas e histórias: confrontos e diversidades
  • UNIDADE IV
    • Tipos de textos
    • Equações e inequações
    • Os espaços rural e urbano no território brasileiro
  • UNIDADE V
    • Tipos de composição
    • Introduzindo funções
    • A terra na História do Brasileira
  • UNIDADE VI
    • O diálogo entre textos
    • Comparando grandezas físicas e geométricas
    • O Brasil em regiões: a divisão do território
  • UNIDADE VII
    • A questão do erro na produção textual
    • Congruência e semelhanças dos polígonos
    • Populações e histórias, a construção da identidade nacional
  • UNIDADE VIII
    • Prática de leitura e de escrita
    • Trabalhando com gráficos cartesianos
    • O trabalho na História do Brasil
MÓDULO III
  • UNIDADE I
    • Gêneros literários
    • Ampliando o conhecimento sobre números
    • Terra: o lugar da vida
  • UNIDADE II
    • As diferentes possibilidades de organização
    • Medindo áreas e perímetros – as principais unidades de medida e sua utilização no contexto social
    • Diversidade de ambientes
  • UNIDADE III
    • O ponto de vista
    • Determinando volumes e capacidades
    • Diversidade da vida
  • UNIDADE IV
    • Conceito da concordância: concordância verbal e nominal a partir das variantes linguísticas
    • Analisando dados
    • Recursos da litosfera: estudo de metais
  • UNIDADE V
    • Os discursos na narrativa
    • Sistema lineares e resolução de problemas
    • As propriedades e os usos dos metais
  • UNIDADE VI
    • Conceito de regência: regência nominal e verbal, a partir das variantes linguísticas
    • Equações e funções do 2º grau
    • A interação do homem com a hidrosfera: a água dissolvendo materiais
  • UNIDADE VII
    • A linguagem figurada
    • O teorema de Pitágoras e sua aplicações
    • Conhecendo os fenômenos e as transformações na hidrosfera e na atmosfera
  • UNIDADE VIII
    • A ortografia e sua relativa importância para a produção do texto
    • Ampliando nosso conhecimento sobre funções
    • Modelos microscópicos na matéria
MÓDULO IV
  • UNIDADE I
    • Leitura e produção de texto informativo
    • O mundo: a geografia e os mapas
    • Transformações da matéria e da energia no ambiente
  • UNIDADE II
    • Leitura e produção do texto narrativo
    • O mundo se move: a formação da sociedade moderna
    • Calor, eletricidade....interação
  • UNIDADE III
    • Leitura e produção do texto poético
    • Identidade, sociedade e cultura
    • A percepção do ambiente
  • UNIDADE IV
    • Linguagens e códigos
    • Movimentos sociais, idéias e lutas políticas
    • As informações chegam em ondas
  • UNIDADE V
    • Literatura infantil – conceitos e preconceitos
    • O mundo da indústria: trabalho e cotidiano
    • Sociedade e tecnologia
  • UNIDADE VI
    • O papel da literatura infantil no desenvolvimento do leitor
    • Espaço geográfico: produção e globalização
    • Fontes renováveis e não renováveis de energia
  • UNIDADE VII
    • Texto e ilustração na literatura infantil: as várias possibilidades de diálogo entre texto e imagem
    • Cultura, comunicação e cidadania
    • A interferência do homem no ambiente e as mudanças no nosso planeta
  • UNIDADE VIII
    • Álbuns e livros de imagens
    • Questão ambiental: o local e o global
    • Saúde como indicador da qualidade ambiental
 
 
- 32 Livros de Estudo das áreas pedagógicas da Educação Infantil: Fundamentos da Educação (FE) e Organização do Trabalho Pedagógico (OTP). 
Eles compõem os VOLUMES II dos livros do curso.
 
MÓDULO I
  • UNIDADE I
    • Educação infantil: para que???
    • Significados e objetivos da educação da criança de 0 a 6 anos na sociedade brasileira contemporânea.
  • UNIDADE II 
    • História da Educação Escolar no Brasil.
  • UNIDADE III
    • História da Educação Infantil no Brasil: uma história sobre educadores e crianças numa sociedade que custa aprender o que é infância.
  • UNIDADE IV 
    • A Educação Infantil no contexto da legislação e das políticas de Educação Básica.
  • UNIDADE V 
    • A educação infantil no Brasil e os seus profissionais.
  • UNIDADE VI
    • A Educação Infantil no contexto da políticas sociais.
  • UNIDADE VII
    • Relações raciais, de classe e gênero na Educação Infantil.
  • UNIDADE VIII
    • Educação e cidadania na sociedade contemporânea.
MÓDULO II
  • UNIDADE I
    • Teorias do desenvolvimento humano e a criança de 0 a 6 anos I. (FE)
    • Como estudar a criança e suas interações sociais. (OTP)
  • UNIDADE II
    • Teorias do desenvolvimento humano e a criança de 0 a 6 anos II. (FE)
    • Mediando o olhar da criança sobre si mesma. (OTP)
  • UNIDADE III
    • Produção cultural da/para infância. (FE)
    • Mediando o olhar da criança sobre o mundo.(OTP)
  • UNIDADE IV
    • As crianças e seus parceiros descobrem o mundo. (FE)
    • Promovendo um ambiente lúdico de aprendizagem e desenvolvimento(OTP)
  • UNIDADE V
    • A construção de conhecimento e da subjetividade pela criança e o desenvolvimento da função simbólica.(FE)
    • A comunicação com bebês e com crianças pequenas.(OTP)
  • UNIDADE VI
    • O desenvolvimento e a construção da linguagem. (FE)
    • A linguagem no cotidiano/as muitas linguagens da criança. (OTP)
  • UNIDADE VII
    • O brinquedo e a brincadeira.(FE)
    • O faz-de-conta infantil e as múltiplas formas de representação e expressão pela criança. (OTP)
  • UNIDADE VIII
    • Crianças com necessidades educacionais especiais (FE)
    • Inclusão: a prática pedagógica para todos (OTP)
MÓDULO III
  • UNIDADE I
    • Educar e cuidar (FE)
    • Relações interpessoais: educação para a paz e a solidariedade (OTP)
  • UNIDADE II
    • A Instituição de Educação Infantil e o contexto sociocultural: função social, diversidade, relação com a família e a comunidade (FE)
    • Como conhecer e trabalhar com a comunidade (incluindo instituições locais e serviços básicos e as famílias (OTP)
  • UNIDADE III
    • Concepções e práticas na educação infantil (FE)
    • Retrato de um cotidiano. (OTP)
  • UNIDADE IV
    • Proposta pedagógica: concepção, elaboração, implementação e avaliação.(FE)
    • A expressão da proposta pedagógica no cotidiano.(OTP)
  • UNIDADE V
    • A gestão democrática na Educação Infantil. (FE)
    • Desenvolvimento de projeto institucional.(OTP)
  • UNIDADE VI
    • Saúde coletiva: ambiente saudável. (FE)
    • Cuidados essenciais: sono, higiene e alimentação. (OTP)
  • UNIDADE VII
    • Mediadores de aprendizagem: ambiente, espaços e materiais. (FE)
    • Organização dos ambientes, espaços e materiais.(OTP)
  • UNIDADE VIII
    • Mediadores da aprendizagem (II) : tempos e agrupamentos. (OTP)
    • Organização dos ambientes: tempos e agrupamentos.(FE)
MÓDULO IV
  • UNIDADE I
    • O cotidiano da Educação Infantil como espaço de materialização do direito de cidadania.(FE)
    • Inserção e acolhimento.(OTP)
  • UNIDADE II
    • Princípios para planejar: a criança como protagonista.(FE)
    • Metodologia de intervenção: a criação de ambientes de aprendizagem e desenvolvimento. (OTP)
  • UNIDADE III
    • Didática da Educação Infantil: fundamentos da avaliação. (FE)
    • Elaboração e organização de instrumentos de acompanhamento e avaliação da
      aprendizagem e do desenvolvimento das crianças. (OTP)
  • UNIDADE IV
    • As múltiplas linguagens das crianças e as interações com a natureza e a cultura;
      música, dança e gestualidade.(FE)
    • Corpo e movimento, na Educação Infantil. (OTP)
  • UNIDADE V
    • As múltiplas linguagens das crianças e as interações com a natureza e a cultura (II): artes visuais (FE)
    • O trabalho com artes visuais. (OTP)
  • UNIDADE VI
    • Múltiplas linguagens III: alfabetizar na Educação infantil? Os processos de constituição das crianças como leitoras e escritoras. (FE)
    • Práticas de alfabetização, leitura e escrita. (OTP)
  • UNIDADE VII
    • O conhecimento do mundo social e natural. (FE)
    • O trabalho como conhecimento do mundo social e natural. (OTP)
  • UNIDADE VIII
    • As múltiplas linguagens das crianças e as interações com a natureza e a cultura V: o conhecimento matemático. (FE)
    • O trabalho com a matemática. (OTP)

- 32 Cadernos de Aprendizag
em, contendo exercícios com base nos Livros de Estudo;
 
 
Espanhol:

    Unidade 01 a 04 - volume 01
    Unidade 01 a 04 - volume 02
    Unidade 05 a 08 - volume 01
    Unidade 05 a 08 - volume 02

Módulo 01:
  • Unidade 01
  • Unidade 02
  • Unidade 03
  • Unidade 04
  • Unidade 05
  • Unidade 06
  • Unidade 07
  • Unidade 08
Módulo 02:
  • Unidade 01
  • Unidade 02
  • Unidade 03
  • Unidade 04
  • Unidade 05
  • Unidade 06
  • Unidade 07
  • Unidade 08
Módulo 03:
  • Unidade 01
  • Unidade 02
  • Unidade 03
  • Unidade 04
  • Unidade 05
  • Unidade 06
  • Unidade 07
  • Unidade 08
Módulo 04:
  • Unidade 01
  • Unidade 02
  • Unidade 03
  • Unidade 04
  • Unidade 05
  • Unidade 06
  • Unidade 07
  • Unidade 08
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário