Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic): Cadernos de Formação
Os Cadernos de Formação do Pnaic são organizados e lançados pelo Ministério da Educação (MEC). Aqui estão disponibiliza-
das todas as edições para download: Cadernos de Alfabetização em Língua Portuguesa (2012), Cadernos de Alfabetização Mate-
mática (2014), Cadernos de Alfabetização (2015) e os Cadernos de Alfabetização na Educação Infantil (2017) que causaram polê-
mica com a inclusão da Educação Infantil no PNAIC pela Portaria do MEC nº 826 de 2017, cujo programa de formação acabou não
sendo concluído como o previsto.
das todas as edições para download: Cadernos de Alfabetização em Língua Portuguesa (2012), Cadernos de Alfabetização Mate-
mática (2014), Cadernos de Alfabetização (2015) e os Cadernos de Alfabetização na Educação Infantil (2017) que causaram polê-
mica com a inclusão da Educação Infantil no PNAIC pela Portaria do MEC nº 826 de 2017, cujo programa de formação acabou não
sendo concluído como o previsto.
Cadernos de Alfabetização em Língua Portuguesa (2012)
Os Cadernos possuem conteúdos específicos dos três anos do ciclo de alfabetização e estão organizados em oito unidades re-
ferentes a cada etapa (clique nos links para visualizá-los):
ferentes a cada etapa (clique nos links para visualizá-los):
• Apresentação
Ano 1
• Unidade 1 − Currículo na alfabetização: concepções e princípios;
• Unidade 3 − A aprendizagem do ensino de escrita alfabética;
• Unidade 4 – Ludicidade na sala de aula;
• Unidade 5 – Os diferentes textos em salas de alfabetização;
• Unidade 6 – Planejando a alfabetização; integrando diferentes áreas do conhecimento; projetos didáticos e sequências didáticas;
Ano 2
• Unidade 1 − Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem;
• Unidade 2 − A organização do planejamento e da rotina no ciclo de alfabetização na perspectiva do letramento;
• Unidade 3 − A apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização;
• Unidade 4 – Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias;
• Unidade 5 – O trabalho com gêneros textuais na sala de aula;
• Unidade 7 – A heterogeneidade em sala de aula e os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização;
• Unidade 8 – Reflexões sobre a prática do professor no ciclo de alfabetização: progressão e continuidade das aprendizagens.
Ano 3
• Unidade 1 − Currículo inclusivo: o direito de ser alfabetizado;
• Unidade 2 − Planejamento e organização da rotina na alfabetização;
• Unidade 4 – Vamos brincar de reinventar histórias;
• Unidade 5 – O trabalho com os diferentes gêneros textuais em sala de aula: diversidade e progressão escolar andando juntas;
• Unidade 6 – Alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares;
• Unidade 8 – Progressão escolar e avaliação: o registro e a garantia de continuidade das aprendizagens no ciclo de alfabetização.
Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões
Formação do Professor
Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões
Formação do Professor
Cadernos do Campo
• Unidade 2 – Planejamento do ensino na perspectiva da diversidade;
• Unidade 3 – Apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização em escolas do campo;
• Unidade 4 – Brincando na escola: o lúdico nas escolas do campo;
• Unidade 5 – O trabalho com gêneros textuais em turmas multisseriadas;
• Unidade 6 – Projetos didáticos e sequências didáticas na educação do campo: a alfabetização e as diferentes áreas de conhecimento escolar;
• Unidade 8 – Organizando a ação didática em escolas do campo;
Caderno de Educação Especial
Cadernos de Alfabetização Matemática (2014)
• Apresentação;
• Caderno 1 - Organização do trabalho pedagógico;
• Caderno 2 - Quantificação, registros e agrupamentos;
• Caderno 3 - Construção do sistema de numeração decimal;
• Caderno 4 - Operações na resolução de problemas;
• Caderno 5 - Geometria;
• Caderno 6 - Grandezas e medidas;
• Caderno 7 - Educação estatística;
• Caderno 8 - Saberes matemáticos e outros campos do saber;
• Caderno - Educação matemática no campo;
• Caderno - Educação matemática inclusiva;
• Caderno - Jogos na alfabetização matemática;
• Caderno - Encarte dos jogos na alfabetização matemática.
Cadernos de Alfabetização (2015)
• Apresentação;
• Caderno 01 - Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o Ciclo de Alfabetização;
• Caderno 02 - A criança no Ciclo de Alfabetização;
• Caderno 03 - Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização;
• Caderno 05 - A oralidade, a leitura e a escrita no Ciclo de Alfabetização;
• Caderno 06 - A arte no Ciclo de Alfabetização;
• Caderno 07 - Alfabetização matemática na perspectiva do letramento;
• Caderno 08 - Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização;
• Caderno 09 - Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização;
• Caderno 10 - Integrando saberes;
• Caderno para Gestores- Gestão Escolar no Ciclo de Alfabetização.
Cadernos de Alfabetização na Educação Infantil (2017)
• Caderno para Gestores- Gestão Escolar no Ciclo de Alfabetização.
Cadernos de Alfabetização na Educação Infantil (2017)
• Apresentação - Leitura e Escrita na Educação Infantil
• Caderno 01 - Docência na Educação Infantil;
• Caderno 01 - Docência na Educação Infantil;
• Caderno 02 - Infância e Linguagem;
• Caderno 03 - Práticas e Interações;
• Caderno 04 - Bebês Leitores e Autores;
• Caderno 05 - Crianças Leitores e Autores;
• Caderno 06 - Currículo e Linguagem;
• Caderno 07 - Espaços e mediações;
• Caderno 08 - Leitura dentro e fora da escola.
Muito bom!
ResponderExcluirExcelente material para subsidiar a prática docente.
ResponderExcluir